55(24) 3371-7520 - Oi | 55(24) 98159-3058 - Tim | 55(24) 99858-0068 - Vivo | 55(24) 3371-4482 - Oi contato@pousadacabore.com.br

Igrejas de Paraty

A história de Paraty carrega uma forte influência religiosa, especificamente católica, vinda de Portugal.

O Centro Histórico possui 4 igrejas, cada uma foi sendo destinada a uma camada da população: senhoras aristocratas, escravos,  homens pardos libertos, etc.

Esta influência se traduz não só na arquitetura, como também nas festas tradicionais que até hoje acontecem na cidade histórica de Paraty, como: Festa do Divino, Corpus Christi, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, de Nossa Senhora do Rosário, etc.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de Mello doou uma área de terras para que ali fosse construída uma capela dedicada a N. Sra. dos Remédios. Foi ao redor desta capela que se formou o povoado de Paraty.


Capela Nossa Senhora da Conceição Paraty Mirim

Capela Nossa Senhora da Conceição Paraty Mirim

Esta igreja está construída junto à Praia do Paraty Mirim, sede do Segundo Distrito do Município, cerca de 15 km da cidade e foi edificada por Antônio da Silva, por provisão de 23 de fevereiro de 1720 e renovada com paredes de pedra e cal pelo Coronel Jorge Pedroso de Souza


Capela da Generosa

Capela da Generosa

Localizada no Beco do Propósito, à margem do Rio Perequê-Açú. Foi construida a mando de uma senhora de nome Maria Generosa em memória de um escravo liberto que se afogou no rio em uma sexta-feira santa.


Igreja Nossa Senhora da Penha

Igreja Nossa Senhora da Penha

Esta igreja encontra-se na Estrada Paraty-Cunha guardando a entrada da trilha para a Cachoeira do Tobogã.


Igreja Nossa Senhora das Dores

Igreja Nossa Senhora das Dores

Localizada na Rua Fresca, foi construída no ano de 1800 por mulheres da aristocracia paratyense. Destaca-se o seu galo-catavento na torre. É também conhecida como “Capelinha”.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Igreja está localizada na Rua do Comércio, de frente para a Rua Samuel Costa, no lugar mais central do Centro Histórico. Construída em 1725, foi inicialmente a Igreja dos escravos.


Igreja de Santa Rita

Igreja de Santa Rita

Este conjunto, composto de Igreja, consistório, sacristia, cemitério e pátio ajardinado é construído de pedra e cal. Em 1952 a Secretaria do Patrimônio Histórico Nacional tombou o conjunto, e a restauração foi feita no período de 1967 a 1976.